Com o passaporte em mãos o próximo passo é correr atrás do visto, caso o seu destino seja os Estados Unidos da América. O visto é uma autorização do consulado americano para a visita de estrangeiros na terra americana.
Deve-se entrar neste site e preencher o formulário DS-160 para a solicitação do visto. Tenha paciência pois ele deve ser preenchido em inglês (nesta hora o google tradutor é o seu melhor amigo!) e você precisará de uma foto 5 x 5 para anexar ao formulário (no próprio local aonde você for tirar a foto já diga para grava em um CD). O passo a passo para o início do preenchimento está descrito abaixo:
1. Clique em "Vistos de Não Imigrante" e após em "Antes da Solicitação".
2. Clicar no site acima.
3. Agora é só selecionar o local aonde você irá fazer o visto, inserir a sua foto 5 x 5 clicando em "test photo" e começar a preencher o formulário clicando em "Start an Application". (Gente, não sei porque mas não consegui inserir a minha foto no tamanho 5 x 7, só deu certo com a 5 x 5).
Depois do formulário preenchido, deve-se pagar a taxa de 160 dólares. Como sofri pra encontrar a forma de imprimir o boleto, vou colocar abaixo o passo a passo para vocês:
1. Criar uma conta no site e fazer o logon.
2. Ler as informações, assinalar e clicar em "Confirmar". Aparecerá uma janela e você clica em "Sim".
3. Confirma o nome, data de nascimento e nacionalidade.
4. Clicar em "Agendar Entrevista". Logo abaixo aparecerá um campo para digitar o número de identificação de pagamento do boleto. Como você nem boleto tem, é só clicar abaixo em "emitir boleto". Pronto. Agora é só imprimir e pagar.
Depois de todo este trâmite, deve-se realizar novamente o login no site para marcar o agendamento que deve ser feito primeiro no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante) e depois no Consulado/Embaixada dos Estados Unidos. A maior dificuldade é que este último só existe em 4 cidades: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
No CASV você precisará levar cópia do formulário DS-160 preenchido, o comprovante de pagamento e o passaporte. Lá irão tirar uma foto sua (a que aparecerá no seu visto) e a coleta das digitais.
Na Embaixada/Consulado acontecerá a entrevista com os "nativos", mas ela é toda em português. A principal preocupação deles é se você terá condições de financiar a sua viagem e se você não ficará no país como imigrante ilegal. Recomendo levar os seguintes documentos:
- declaração de imposto de renda;
- comprovante de rendimentos;
- caso já tenha, leve os comprovantes de passagens, aluguel de carro, do hotel, dos parques e shows.
- declaração que cursa faculdade / colégio
Importante é mostrar provas que você tem vínculos aqui e que estará nos EUA só de passagem mesmo.
As perguntas que me fizeram foram:
- Qual o motivo da sua viagem?
- Conte um pouco como você planejou a sua viagem.
- Você trabalha aonde?
- É a primeira vez nos Estados Unidos?
Após foi feita a confirmação das digitais e o veredicto: Você foi aprovada! Ufa! Etapa cumprida!
Uma dica: na Embaixada/Consulado não pode entrar com celular ou eletrônicos mesmo que desligado. Por isso deixe tudo no carro e entre somente com a sua documentação.
0 comentários:
Postar um comentário